7 ações para tornar os dados da sua empresa mais seguros
As empresas precisam se preparar para manter os dados de sua instituição mais seguros e protegidos de qualquer tipo de fraude. Ter uma política confiável de Tecnologia da Informação é o primeiro passo para resguardar a sua empresa. No post de hoje preparamos 7 dicas que irão ajudar a proteger os dados de sua organização:
1 - Documente a política de compartilhamento de dados e cobre a participação de todos da empresa
A política deve deixar claro o tipo de informação que pode ser compartilhada internamente e aquilo que é apenas de interesse estratégico e, que, portanto, é restrito a algumas lideranças. É importante que o documento também liste as sanções para aqueles que infringirem as regras.
2 - Combata qualquer tipo de pirataria
Instituições profissionais não colocam seus dados em risco usando programas piratas para economizar qualquer dinheiro. É importante usar sistemas autorizados, com licenças legítimas e que podem ser facilmente rastreadas. Usar programas piratas pode deixar todo o sistema de sua empresa vulnerável. Jamais recorra a essa prática e deixe isso claro para todos os colaboradores.
3 - Restrinja o acesso a senhas importantes e mantenha uma prática de trocá-las com regularidade
Os responsáveis pela TI devem deixá-las em um cofre, com acesso muito restrito. Essa troca constante deve acontecer para evitar que o acesso aos sistemas fique automatizado e dados importantes caiam nas mãos de pessoas sem autorização.
4 - Tenha uma equipe de TI de confiança
Informações muito estratégicas são acessadas pela equipe de TI ou por alguns gestores, por isso é preciso ter colaboradores de extrema confiança. A diretoria deve manter um diálogo franco e aberto com essa equipe a fim de que eles entendam o valor da informação que circula na empresa. Dessa forma, irão prezar para manter os dados cada vez mais seguros e se sentirão responsáveis por qualquer desvio de dados.
5 - Use ferramentas específicas para monitoramento e controle
Existem inúmeras ferramentas que fazem um verdadeiro trabalho de rastreamento e acompanhamento da rotina. Eles fornecem relatórios que acompanham o cumprimento de regras e parâmetros estabelecidos. Qualquer ação que fuja ao que foi determinado sinaliza que a segurança dos dados da empresa pode estar em risco. Esses dispositivos permitem ainda reverter configurações de dispositivos, identificar aparelhos intrusos e sistemas de quarentena, o que pode ajudar a prevenir falhas na segurança.
6 - Contrate serviços de backup eficientes
Além das práticas internas de backup feitas pela própria equipe de TI, é interessante ter uma empresa que forneça esse serviço com maior frequência. É importante também contratar uma equipe especializada no armazenamento de dados na nuvem, que representa uma tendência para as empresas que desejam maior confiabilidade, sem se preocupar com espaço.
7 - Tenha um plano de contingência caso haja vazamento de dados
Informações de natureza diferente exigem estratégias diferentes. Informações financeiras que envolvem dados bancários, por exemplo, devem fazer com que a empresa tenha um relacionamento próximo aos gerentes, para que qualquer anormalidade possa ser identificada e avisada imediatamente. Informações estratégicas que envolvem mercado e produtos devem trabalhar com diferentes alternativas de recuperação de dados.
Para contratar as melhores ferramentas de segurança e monitoramento para sua empresa e ter a certeza de que seu ambiente está seguro entre em contato com nossa equipe comercial e saiba como a suite Trauma Zer0 conta com as melhores soluções em segurança de TI.