pt-br

6 dicas para a estratégia de TI da sua empresa

23/10/2019

Uma empresa sem uma boa estratégia tecnológica, está fadada ao fracasso.

Compreender as suas necessidades, suas fraquezas e, principalmente, suas vantagens nessa área, são práticas essenciais para ganhar em competitividade e conquistar um negócio mais produtivo. Veja a seguir 6 dicas para montar uma boa estratégia de TI para a sua empresa:

1 - Comece pelo planejamento

Como sempre, planejar é a solução! Mas tenha calma, pois planejamento não se resume a uma simples tabelinha de coisas interessantes que devem ser adquiridas nos próximos meses. É imprescindível ponderar as prioridades, a mão de obra que será necessária para trabalhar com determinado programa e equipamento, bem como a relação entre esses funcionários, e também o investimento (e o retorno) financeiro que isso trará para a empresa.

Portanto, comece avaliando a situação atual da empresa. Faça um mapeamento do mercado, pontuando as principais demandas e, principalmente, como e de que maneira sua empresa se encaixa nesse cenário. A partir disso, se pergunte: o que os seus clientes pensam dos produtos e serviços que você oferece? Em que medida isso condiz com a realidade? O que seus clientes acreditam que você oferecerá no futuro? Quão distante essa expectativa está do seu momento atual? Com essas questões respondidas, ficará mais fácil pensar em que tipo de equipamento e tecnologia investir.

2 - Invista em comunicação

Não tem segredo: para ser um bom líder, é imprescindível investir em comunicação constante e aperfeiçoar sua relação nos negócios. Portanto, saiba quais são os pontos fortes da sua empresa, explore as qualidades dos funcionários e lapide suas fraquezas. O que pode ser mais estratégico do que utilizar as ferramentas de TI para obter esses dados?

Invista em dispositivos que tornem comuns os resultados de cada setor, para as outras áreas da empresa, assim todos sabem o que realmente acontece em cada departamento, ou seja, desde as funções dos funcionários até os resultados alcançados e as estratégias usadas por cada um. Além disso, essa integração contribui para o crescimento da organização da empresa, pois todos saberão também o perfil dos clientes atendidos e os objetivos que devem ser alcançados por cada colaborador.

Para manter todos conectados, investir em tecnologia móvel também é um ótimo caminho, pois as atualizações não ficam delimitadas ao espaço físico da empresa, sendo possível acessar a informação de qualquer lugar, em qualquer hora do dia.

Lembre-se: o profissional de TI precisa estar ciente das demandas da empresa e, a partir disso, ter condições técnicas e financeiras para propor alternativas que se enquadrem nessas questões.

3 - Direcione as estratégias

A maioria das empresas de sucesso já compreendeu que um único modelo de TI dificilmente vai solucionar todos os problemas e atender todas as demandas necessárias. Portanto, é importante que o gestor de TI esteja ciente das necessidades particulares de cada departamento e tenha capacidade de elaborar uma estratégia que supra tais questões, mesmo que, para isso, precise destrinchar uma única estratégia em várias outras - quanto mais específica e pontual ela for, melhor será o seu resultado na prática.

Portanto, pergunte-se sempre: a estratégia de trabalho é condizente com a demanda? Isso pode melhorar o dia a dia da empresa? A explicação do que será feito (e como) pode ser discutida por todos? O melhor caminho para buscar soluções é justamente fazer perguntas pontuais e reais sobre a empresa.

4 - Tenha um bom suporte

Este é o grande coringa da área de TI: o sistema. Na maioria dos projetos que estão atrelados a mudanças organizacionais e tecnológicas, o sistema de suporte é a peça chave para que tudo ocorra muito bem - ou fracasse de vez.

Portanto, esteja seguro de que o que foi requisitado pela equipe tenha sido realmente compreendido pelo gestor, pois, caso contrário, a passagem da teoria para a prática não será bem sucedida e as novas ferramentas vão acabar complicando, e não facilitando, o dia a dia dos funcionários.

5 - Entenda as demandas da equipe

É muito clichê dizer que não tem como pensar em mudanças se continuarmos agindo sempre da mesma maneira, mas o grande problema é que muitos empresários ainda pensam assim.

Portanto, vale muito a pena o empreendedor sair um pouco da sua zona de conforto e circular no seu ambiente de trabalho, procurando entender as necessidades do mercado e dos seus funcionários. Converse com os executivos, ouça cada setor e detecte as reais demandas de cada um deles, somente assim será possível fazer uma diferença significativa no planejamento em TI e, principalmente, na estratégia da sua empresa.

6 - Contrate as melhores ferramentas

Contratar um pacote completo de soluções para gerenciar o ciclo de vida de TI dentro da sua empresa irá facilitar os processos e fará você ganhar tempo e economizar dinheiro.

A suite Tz0 unifica os processos da sua empresa e possibilita o acesso a produtividade de seus funcionários. Saiba tudo o que acontece segundo a segundo na sua rede e esteja preparado para qualquer adversidade.

Entre em contato com nosso setor comercial e conheça como o Trauma Zer0 pode auxiliá-lo.