pt-br

5 pontos importantes sobre segurança na nuvem corporativa

05/03/2020

A moderna estrutura dos data centers e do cloud computing conta com um sistema especialmente projetado para trabalhar em ambientes onde a demanda e a organização das informações é importante e exige níveis distintos de disponibilidade aos funcionários.

As empresas que precisam de alta disponibilidade de informações e segurança digital podem investir na private cloud, sem medo. Isso porque, com a segurança na nuvem, o risco de perdas financeiras por downtime (sistema fora do ar), por exemplo, é mínimo.

A segurança em TI é importante em qualquer tipo de empresa, especialmente para sistemas de gestão (BI, CRM, ERP), e-commerce, indústrias, e-learning, internet banking e também nas companhias estatais. Mas para que a cloud computing seja realmente eficiente, é importante se focar em alguns pontos importantes sobre segurança na nuvem corporativa. Confira:

1 - Deixe a sua estrutura de cloud computing em conformidade com a empresa

O ideal é deixar o seu data center em conformidade e protegido em vários níveis: redes, servidores virtuais, dados e aplicativos da corporação. Isso acaba reduzindo o custo com a manutenção, evita erros no sistema e mantém a segurança em TI.

2 - Implantar serviços importantes para a segurança na nuvem

Para que isso ocorra, é indicado que seja determinada uma estrutura única de políticas de trabalho em TI, ao invés de se focar em regras ultrapassadas e obsoletas que podem gerar problemas, erros, além de custos mais altos no futuro com manutenção e recuperação de informações perdidas.

3 - O antivírus

Todos os sistemas, especialmente de cloud computing, precisam de um bom e eficiente antivírus. Assim, é possível isolar as cargas de trabalho e protegê-las por etapas (o que torna a proteção do sistema ainda mais eficiente), além de implantar controles de qualidade e segurança em toda a infraestrutura virtual. Segurança em TI é algo de extrema importância, principalmente quando falamos em computação em nuvem.

4 - Virtualizar aplicativos com segurança

Garantir a conformidade e a segurança é algo extremamente básico para aplicativos essenciais de empresas, além de ser uma etapa fundamental para a construção de uma cloud rápida, flexível e com a integração de um aplicativo virtual, para que as funcionalidades possam ser acessadas de forma segura em qualquer lugar pelo gestor e também por pessoas autorizadas.

É preciso proteger os bancos de dados e os aplicativos essenciais da empresa contra ameaças. Outro ponto importante é implementar controles para o sistema e a auditoria em hosts. Assim, é possível ter uma segurança em TI adaptável e que atenda às necessidades da empresa.

5 - Proteger informações confidenciais

Nem todas as informações relacionadas à corporação podem estar disponíveis para todos os funcionários, não é verdade? Por isso, o ideal é observar qual a hierarquia da empresa em termos de informação para que se possa identificar e definir quem pode e quem não pode acessar as informações confidenciais da empresa. Assim, a exposição indevida desses dados não ocorre e a empresa passa a contar com uma segurança na nuvem mais completa.

Todos os recursos citados aqui são etapas importantes e garantem que a nuvem corporativa seja mais segura e que a sua proteção seja a mais eficiente possível para bancos de dados, aplicativos e recursos essenciais.

Se você tem dúvidas em como proteger seu ambiente entre em contato com nossa equipe e saiba como a suite Trauma Zer0 contribui com as melhores soluções para a segurança dos dados de sua empresa.